sábado, 31 de maio de 2008

Semana do Meio Ambiente


A partir do dia 2/06 até dia 10/06 estará acontecendo em Blumenau a Semana do Meio Ambiente, programada pela Faema (Fundação Municipal do Meio Ambiente). O tema deste ano é "Consumo consciente e qualidade de vida em Blumenau”. Serão realizadas 108 atividades, dentre elas: caminhadas, cursos, palestras, exposições, oficinas, distribuição de mudas e sementes, mostras literárias e apresentações relacionadas ao tema. Uma programação paralela à semana segue até o dia 13.

Algumas das programações:
- gincana ambiental com os clubes de ciência da rede municipal no dia 6;
- passeio ciclístico, aberto à comunidade, com saída da Vila Germânica, no dia 8;
- atividades nos Parques do Garcia e de São Francisco de Assis, inclusive aula de yoga e caminhadas ecológicas.

A nossa escola, Barão do Rio Branco, já tomou iniciativa, propondo o "Dia sem automóvel" nesta segunda 02/06.

Vamos ajudar o meio ambiente, não apenas esta semana, e sim todas as semanas do ano. Essa semana é apenas simbólica, com intuito de chamar atenção para as questões ambientais.

Caso recebam uma muda, aceitem-na e plantem-na! O planeta agradece.

=D

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Campanha global planta dois bilhões de árvores no mundo em 18 meses


Em menos de 18 meses, um acontecimento digno de celebração, a iniciativa popular “Plantemos para o Planeta: Campanha do 1 Bilhão de Árvores” supera a marca de dois bilhões de mudas e sementes plantadas em todo o planeta. O objetivo agora cresce para mais de uma árvore por pessoa, ou seja, a meta é que 7 bilhões sejam plantadas até o final de 2009, a época da conferência da ONU na Dinamarca, no dia 30 de novembro.

No Brasil, entre pessoas físicas, empresas, escolas, ONGs ou sociedade civil organizada, além do governo, juntos, deram vida a mais de 22,7 milhões de sementes ou mudas que prometem contribuir para o clima do planeta e conseqüentemente para a saúde humana.


A empreitada foi materializada em 2006 em resposta à ameaça do aquecimento global, e como um desafio mais abrangente: a sustentabilidade, que engloba desde as reservas de água até a perda de biodiversidade. A iniciativa visa aumentar o poder de pressão dos cidadãos sobre grandes empresas e políticos influentes e tem o intuito de fazer com que esses abracem o desafio da mudança climática global.


Se cada um plantar uma muda em casa, estará ajudando, e muito!

:)

terça-feira, 27 de maio de 2008

O Aquecimento Global Não Desaparecerá


Cientistas reunidos dia 23 de maio (segunda feira) em um simpósio em Gijon, Espanha, manifestaram a convicção de que o aquecimento global persistirá durante vários séculos, mesmo que se reduzam substancialmente a emissões de gases com efeito de estufa. É praticamente irreversível.

Ainda que se deixe de emitir totalmente dióxido de carbono para a atmosfera, a temperatura média subirá dois graus durante os próximos 50 anos devido à inércia que adquiriu o fenômeno, declararam os investigadores.
As previsões mais otimistas da comunidade científica estimam que nos próximos anos se produzirá uma redução da emissão de gases com efeito de estufa devido à consciência social e política do problema.
Contudo, esta redução não será suficiente para inverter o fenômeno, já que o aquecimento global persistirá durante «vários séculos», de acordo com as conclusões dos trabalhos.


E o ser humano demorou tanto tempo para se tocar do mal que estava fazendo para a humanidade, que agora o problema é quase irreversível.... Vamos torcer para que daqui a pouco a salvação das nossas vidas não se torne irreversível também... =/

AMAZÔNIA PARA SEMPRE


Com certeza todos já pelo menos ouviram falar desse manisfesto 'Amazonia para sempre', é um abaixo assinado que visa a preservação da Amazônia.

"Se você também deseja uma 'Amazônia para Sempre', subscreva nosso manifesto. Ao obter o número de assinaturas necessário, ele será encaminhado ao Presidente da República para que sejam tomadas as providências necessárias para resolver este que é um sério problema brasileiro e mundial: A devastação da Amazônia. Sua participação é muito importante!"

quem ainda nao assinou, é importante que assine, pois é um manifesto sério.

http://www.amazoniaparasempre.com.br/ esse é o site do prejeto, lá é possovel assinar o abaixo assinado e ainda obter mais informações sobre o assunto. Qm preferir enviar a assinatura por e-mail com todos os dados(Nome, título de eleitor e/ou CPF e/ou RG, atividade, cidade, estado e comentários) envie para assine@amazoniaparasempre.com.br. Por favor não envie anexos.


Mais uma vez eu repito: a ação de todo mundo é importante, COLABOREM!

domingo, 25 de maio de 2008

Animais marinhos cada vez mais ameaçados






O aquecimento global ameaça a vida de milhares de espécies, o aumento da temperatura dos oceanos de apenas 2C pode comprometer milhares de seres marinhos, crustáceos até mil vezes maiores que seus primos de águas mais quentes, como o caranguejo-aranhas gigante (à esquerda)."A temperatura nos oceanos ao redor da Antárctida é muito constante. Em alguns lugares ela varia em apenas um quinto de grau durante o ano inteiro. Provavelmente tem sido assim nos últimos 10 milhões de anos", disse Lloyd Peck, do BAS. "Nossos experimentos mostraram que esses animais morrem rapidamente quando as temperaturas sobem para algo entre 5C e 10C. Temperaturas de apenas 2C ou 3C comprometem a sua capacidade de sobreviver". Essa é a elevação prevista pelos climatologistas do Hadley Centre, centro de modelagem climática do governo britânico que usa supercomputadores para prever o aquecimento global."O modelo do Hadley Centre prevê um aumento de 2C a 3C nos próximos cem anos", disse Peck. "Se isso acontecer, as temperaturas no verão vão para 3C, o exato nível no qual esses animais vão ter problemas."
É difícil acreditar mais isso pode vir a se tornar realidade, o futuro de nosso planeta iria estar comprometido juntamente com a espécie humana, o incrivel é que para alguns isso não importa, continuando a poluir nosso planeta.(tatuí gigante à cima)

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Na aula de redação...

Essa semana na aula de redação nós lemos um texto tirado da revista Veja. O texto era "A miopia do verde" de André Petry. O texto fala sobre a troca de ministros do Ministério do Meio Ambiente e sobre nós valorizarmos o nosso verde.

Muito interessante o modo como ele fala do meio ambiente. Ele mostra como as nossas florestas tem uma infinidade de animais e plantas e que ninguém dá valor a isso. Nós temos mania de achar que tudo o que é do exterior é melhor, mas nem sempre é assim.

Hoje em dia, 45% da energia consumida no Brasil vem de fontes renováveis. Quantas pessoas sabem disso? Tenho certeza de que se os brasileiros dessem mais valor a isso, o país iria ser muito mais valorizado do que é hoje.

O Brasil tem tudo para ser uma potência ambiental, só o que falta é apoio do governo para divulgar idéias e informações sobre a fauna e a flora brasileiras.

A ministra Marina Silva, por exemplo, foi eleita pela sua luta a favor do meio ambiente. Só que pelo visto, foi tudo propaganda eleitoral. Ela ficou cinco anos no ministério e não fez nada para ajudar a divulgar a Amazônia, o Pantanal e toda a diversidade de espécies das nossas florestas.

Temos que aprender a escolher melhor os nossos representantes no governo. Nós jovens, que estamos começando a votar agora, temos que começar desde já a aprender a selecionar melhor os nossos votos. Ter consciencia de que o Brasil é um país muito bom apesar de toda a palhaçada que acontece na política.

É só. :D

terça-feira, 20 de maio de 2008

Danos Ambientais Estão Custando Caro Para o Mundo


A destruição da flora e da fauna está custando ao mundo 3,1 trilhões de dólares por ano, cerca 6% da soma do PIB (produto interno bruto) de todos os países, afirma um novo estudo encomendado pela União Européia.

O desmatamento --o do Brasil, inclusive-- é o tema central da COP 9 (9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas), por ajudar a contribuir para o aquecimento global e por ser um dos principais fatores por trás da extinção de animais e plantas.
A WCU (União Mundial para a Conservação) considera ameaçados hoje uma em cada quatro espécies de mamíferos, um de cada quatro pássaros, um terço dos anfíbios e 70% de toda a biodiversidade vegetal do planeta.



Você pensava que era menos? Eu também! Aonde vamos parar?

domingo, 18 de maio de 2008

Texto com base no noticiário visto em sala

Como às vezes não conseguimos ou não nos importamos em observar o que nos rodeia? Nunca pensei que uma simples caixa de leite fizesse tanto mal para o meio ambiente, por não ser reaproveitável pelo fato de conter vários materiais unidos!
Muitas vezes não nos damos conta do mundo consumista e capitalista em que vivemos. Exemplo disso é o pedido do presidente Bush à população dos Estados Unidos, atingida pela catástrofe do 11 de setembro: CONSUMAM! Vamos transformar nosso país em um país consumista! Até quando será assim? Quando não existir mais Estados Unidos?
Precisamos prestar bastante atenção nas jogadas capitalistas, principalmente nas mercadorias relacionadas à moda e vestuário, e tecnologia. Não vamos nos deixar levar por essas jogadas com base no consumismo. Reciclem e reaproveitem o que existe em suas casas, e não deixe que aquelas “autoridades” usem você como objeto de consumo.
Deixo agora um vídeo sobre reciclagem, com curiosidades sobre o uso do papel e as vantagens que a natureza recebe ao ser produzido papel reciclado no lugar de um papel novo.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE"


Será que é tao difícil assim cuidar do meio ambiente?ou será que é homem que complica?acho que é a segunda opçao.Que estamos deixano uma triste herança para nossos filhos e netos todos ja sabemMas afinal o que se pode fazer para ajudar?todos sabem a resposta, mas parecem que esquecementao algumas dicas sao:

*caminhe ou vá de bicicleta sempre que possivel (os carros sao mais responsaveis por danos a atmosferera do que as industrias)

*Recicle (o lixo nao reciclado acaba em aterros, gerando metano e CO2)

*Plante arvores e outras plantas aonde puder (as plantas tiram o CO2 do ar e liberam oxigenio)*NUNCA queime lixo (a queima lança CO2 e hidrocarbonetos na atmostfera)

*Ande com o motor do carro regulado-se nao for possivel deixa-lo em casa (isso permitirá que ele funcione com maior eficiencia e produza menos gases nocivos)

*Troque suas lampadas incandescentes por fluorescentes (lampas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente)


Lembre seus amigos dessas dicas ;D

Aquecimento Global e Brasil


No dia 14 deste mês, quarta, foi divulgado um relatório pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) detalhado, mostrando os impactos que o aquecimento global provocaria em cada região do Brasil. Segundo este:

- a temperatura média aumentaria entre 1,8°C e 6°C;
- na Amazônia grande parte das florestas se transformariam em savanas, como na África Oriental;
- o Nordeste sofreria uma redução drástica dos recursos hídricos;
- no litoral ocorreria a elevação no nível do mar, o que já vem acontecendo: em Recife em 10 anos o mar avançou 25 metros;
- no Centro-Oeste afetaria a biodiversidade do Pantanal devido a mudanças no regime de chuvas;
- o Sudeste sofreria com picos de temperatura e
- o Sul, com cheias e inundações freqüentes.

Este quadro não é nada animador, e na situação em que o mundo se encontra e que o Brasil se encontra, o muito que se pode ser feito não mudará totalmente nossa realidade. Ajudará??? Sim, e bastante, porém mesmo com essa ajuda sofreremos alguns dos efeitos. Então, temos é que nos preparar para as mudanças.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Lixão espacial


"A Terra está imersa em 2 000 toneladas de entulho sideral. São satélites desligados e componentes de naves acumulados desde a subida do Sputnik, em 1957. Dos 3 800 foguetes e 4 600 satélites lançados nestas quatro décadas, só 500 ainda funcionam. O resto virou lixo: 8 000 peças maiores do que uma bola de tênis, 110 000 cacos com diâmetro entre 1 e 10 centímetros e 35 milhões de lascas menores que 1 centímetro."


http://super.abril.com.br/superarquivo/1998/conteudo_116484.shtml


A nossa sorte é que a maioria desses "lixos" queimam antes de atingir as nossas cabeças. É uma que não dá pra construir um caminhão de lixo espacial para recolher toda essa sujeira da nossa órbita. Nos últimos tempos andou caindo um "lixo" numa fazenda em Goiás. Era uma bola de um metro de diâmetro. A sorte foi que ela caiu num espaço aberto sem ferir ninguém.