"A escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas. Este número pode dobrar em menos de 20 anos."
Foi baseada nessa frase, que estava em um encarte sobre o meio ambiente no Jornal de Santa Catarina de hoje, que eu resolvi fazer uma postagem sobre a água.
Dos 2,5% de água doce da Terra, 0,3% são acessíveis ao consumo humano. O problema nem é a falta de água, já que o ciclo hidrológico mantem a quantidade de água sempre a mesma há 500 milhões de anos. O grande problema é a distribuição dessa água. Enquanto países desérticos sofrem com a falta de água potável, países como o Brasil e o Canadá têm água em abundância.
O que piora a situação nos países com água em abundância é a poluição. A água está cada vez mais suja e contaminada e a chuva cada vez mais ácida devido a queima de combustíveis fósseis e os poluentes industriais que lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. As águas da chuva ficam carregadas de ácido sulfúrico que penetram na terra e contaminam alimentos. Esses alimentos são ingeridos e afetam toda uma cadeia alimentar.
Aí a gente vê que todo o mal que nós fazemos para o meio ambiente, é devolvido para nós. Por isso todos devemos cuidar o máximo possível do meio ambiente para que nós não venhamos a sofrer cada vez mais. Sem a água nós não temos como viver. Tudo gira em torno da água. Talvez um dia a água será um motivo de guerras maior do que o petróleo é atualmente. A água é muito preciosa e não devemos desperdiçar tanto ela.
Vamos cuidar do que é nosso.
:D
2 comentários:
Essa realmente é a minha maior preocupação daqui a uns anos....
A água é um dos principais fatores para mais uma guerra, junto com o petróleo e com a Amazônia.... Vamos tomar cuidado!!
;*
Bem importante esta reportagem. De que adianta termos tanta água se a poluimos? Não são só os rios e a água da chuva que estão sendo poluídos, mas também reservas de água subterrânea. Elas são poluídas com o simples uso de agrotóxicos na agricultura, que com a chuva, infilltram no solo e chegam até elas. Assim fica difícil. Temos que preservar!
Postar um comentário