sábado, 23 de agosto de 2008

"O lixão dos mares"

Fiquei assustada com a reportagem da veja de 30/07. Ela é de algumas semanas, mas vale a pena comentá-la. É a reportagem "O lixão dos mares". Leiam, é desastrosa!
O maior depósito de lixo oceânico se encontra a 2000 quilômetros do litoral do HAVAÍ, como pode ser observado na foto abaixo:
Este lixo foi formado pelo movimento circular das correntes marinhas, giros ocêanicos. Nesta região há 3 milhões de toneladas de lixo, o equivalente a 6 meses de lixo produzido pela cidade de SÃO PAULO. Muito deste lixo provém de enchurradas, tsunamis..., e do homem. Além deste lixão todo, há outros impactos ambientais oceânicos provocados pelo ser humano:
- vazamento de petróleo, estimado em 4,5 milhões de toneladas por ano. Um fato conhecido e desastroso foi o vazamento do navio petroleiro Exxon Valdez, no Alasca, em 1989. Os 41 milhões de litros de óleo causaram a morte imediata de 400.000 aves, 300 focas, 22 baleis orcas e eliminação de bilhões de ovos de salmão e arenque.
- 675 toneladas de resíduos sólidos por hora despejados no mar, 70% destes de plásticos. Estes dejetos são responsáveis pela morte de 1 milhão de aves e mamíferos por ano.

- aumento das zonas mortas (apresentam concentração de oxigênio insuficiente para vida, exceto bactérias) nos oceanos, de três para 150 nos últimos 50 anos.
-E acidificação dos mares. Com o aumento de CO2, mais deste gás é absorvido pelo mar, acidificando a água. Essa acidez provoca a descalcificação de espécies marinhas(moluscos) e corais, que servem de abrigo para 25% da vida marinha. Estima-se que 16% das espécies de coral estejam ameaçadas de extinção.
O que custa jogar a lata de refrigerante ou o saco da batata frita no lixo? Pra que deixá-los jogados na praia? Preguiça? Seus filhos, sobrinhos, netos agradecerão muito se puderem disfrutar das belas praias que você um dia já disfrutou e ainda disfruta. Não sejamos egoístas. Todos têm o direito de viver bem neste planeta Terra, neste planeta AZUL.

domingo, 17 de agosto de 2008

TUPY S.A.



Fundada em 9 de março de 1938, a Tupy é a maior empresa de fundições da América Latina e uma das 5 maiores do mundo, e tem capacidade para a produção de 390 mil toneladas de metais por ano. São desenvolvidos e produzidos blocos e cabeçotes de motores, outras peças para as indústrias automotiva, ferroviária e de máquinas e equipamentos, além de conexões, granalhas e perfis.


Tupy S.A. é uma empresa que se preocupa muito com o aspecto sócio-cultural de seus funcionários. Criou diversos programas para a melhoria do povo Joinvillense. Interessados na melhoria da mão-de-obra de seus funcionários, criou a escola técnica Tupy, na década de 50, e que hoje se tornou a Instituição Superior Tupy, que leva consigo 23 cursos.


A empresa exporta produtos para os 5 continentes, contendo no total, 40 países importadores. Presta serviços para diversas empresas automotivas, dentre elas a GM, Peugeot, BMW e Volkswagen.


A energia elétrica gasta na Tupy é equivalente ao consumo da cidade de Florianópolis em um mês.


Schulz


Com mais de 40 anos fundada em 1963 como Metalúrgica Schulz, uma pequena fundição em Joinville, contava com apenas 26 empregados e produzia sua própria linha de produtos.Em 1984, apenas seis anos após o início de suas atividades internacionais, os produtos Schulz já eram conhecidos e exportados para toda a América Latina, América Central e Estados Unidos. A partir de 1989, introduziu sua linha de compressores rotativos de parafuso que conquistou uma parte do mercado brasileiro. Hoje, a Schulz está presente no mercado automotivo de maneira forte e competitiva, capaz de oferecer peças brutas para ônibus, caminhões, tratores e outros segmentos.

* A DOCOL foi fundada em 1956, em Jaraguá do Sul, por Edmundo Doubrawa – pai de Ingo, atual presidente da empresa, Egon Doubrawa e Amadus Colin, transferindo-se, dois anos depois para Joinville.
* Iniciou suas atividade industriais com a confecção de artigos dentários e válvulas de sucção, intensificando a fabricação de ponteiras, torneiras e registros de gaveta.
*Em 1973 desenvolveu a primeira válvula de descarga nacional com fechamento hidromecanico.
*O salto de qualidade e de produção levou ao início das exportações.
*Marcada pelo empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente, a DOCOL, é um dos principais fabricantes de metais sanitários da América Latina
* Desde a sua fundação, é uma empresa totalmente voltada para a preservação ambiental, tanto na sua atuação enquanto industria, quanto nos produtos que oferece ao mercado. Tem dedicado especial atenção a programas voltados para a conscientização do uso racional da água. Investindo em pesquisa e tecnologia tornou-se líder nacional do mercado de metais sanitários ECONOMIZADORES DE ÁGUA.
*Toda a água utilizada no processo produtivo da empresa, passa por uma estação de tratamento de efluentes, que a devolve ao meio ambiente livre de impurezas.
* A DOCOL conta com o mais moderno Laboratório de Pesquisa Hidráulica privado da América Latina, possibilitando que a empresa mantenha seu diferencial, oferecendo produtos com alto grau de inovação e qualidade.
por: LUCIANA

Uma das maiores empresas de transporte do mundo, em Joinvile desde 1946, com área total de 1.000.000m2
Produtos: Ônibus Urbano, Rodoviário, Micro-Ônibus e Midi-Ônibus. Um dos mais vendidos são os urbanos usado para transporte nas cidade e rodoviário como o Panorãmico DD.

Mercado: em 2000 gerou R$ 1 bilhão de valor adicionado e empregou cerca de 33 mil pessoas, o que corresponde a 11,6% do pessoal ocupado em todo o setor automotivo e o primeiro ônibus
de dois andares para turismo na América Latina.

Conquistas: uma das cinco maiores montadoras de ônibus do mundo, top de marketing brasil em 2001, melhor montadora da região sul, 10° no setor automotivo de valor econômico.

Filiais: Florianópilis(SC), Canoas(RS), São Paulo(SP), México, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Europa, Ásia, África, Oceania.

Whirlpool S.A.



  • Possui três marcas: Brastemp, Consul e KitchenAid.

  • A unidade de Joinville é a maior do mundo onde são fabricados principalmente refrigeradores, freezers horizontais e verticais e secadoras.

  • Sócia majoritária da Brasmotor e da Multibrás.

  • Indústria verde: assumiu que até 2012, diminuirá em 6,6% a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

  • Participa do corpo técnico dos Protocolos de Montreal e Kyoto.

  • Além de fazer a coleta seletiva em todas as fábricas da empresa.

Produtos:

Brastemp - acessórios, coifas, depuradores de ar, fogões, fornos, freezers,frigobares, lavadoras, lava-louças, microondas, portáteis, desodorizadores, purificadores de água, refrigeradores e secadoras.

Consul - refrigeradores, freezers verticais e horizontais, condicionadores de ar, fogões, lavadoras, lava-louças, forno de microondas, depurador de ar, centrífuga de roupa, climatizador, ventilador de teto e o aspirador de pó.

KitchenAid - fornos, microondas, refrigeradores, coifas, lava-louças, batedeiras, liqüidificadores, moedores de café, mixers e portáteis.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TIGRE S.A

Uma das grandes empresas situadas em Joinville é a Tigre S.A, presente no mercado desde 1941.
- Tem como produtos:
ferramentas de pintura, tubos, conexões e acessórios para sistemas de água fria, água quente, drenagem, esgoto, eletricidade, telecomunicação e gás.
- Unidades fabris em:
Joinville(SC), Rio Claro e Indaiatuba (SP), Camaçari (BA), Castro (PR), Recife (PE), no Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Estados Unidos, Equador e Peru.
- Líder na fabricação de:
tubos, conexões e acessórios em PVC na América Latina
pincéis, com a Pincéis Tigre, no Brasil;
e de esquadrias em PVC também no Brasil, com a marca Claris.

TURISMO EM JOINVILLE


As empresas são a base da economia de Joinville, mas o turismo também é muito forte na região, graças à preservação de suas culturas, principalmente a germânica.
PROMOTUR é a empresa responsável pela promoção e divulgação da cidade.
Aproveitando a fama de pólo industrial, a cidade explora principalmente esse tipo de turismo, criando um roteiro chamado ‘turismo industrial’.
Também é explorado o turismo ‘Eco-rural’ já que a cidade é cercada de belas paisagens, nesse tipo de turismo, os visitantes vão até o campo e tem a oportunidade de comprar produtos coloniais e típicos da região.
Joinville faz parte da rota "costa do encanto" que é formada por oito municípios que exploram a beleza da região norte do estado.
O festival de dança de Joinville é um dos mais importantes eventos da cidade, considerado o maior festival de dança do mundo pelo guinness book o festival reúnem em média 4,5 milhões de participantes por ano vindos de 16 estados brasileiros.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

o que aconteceria se as calotas polares derretessem?


"A superfície de terra firme em nosso planeta mantém uma carga de cerca de 38 milhões de quilômetros cúbicos de gelo, dos quais 85% estão na Antártida. Como o gelo é menos denso do que a água, esses 38 milhões, ao derreter-se, se transformariam em 33 milhões de quilômetros cúbicos de água que iriam parar obviamente no oceano. O oceano alcançaria uma altura de 33/360Km, ou 0,092 Km. Isto é o mesmo que dizer que o nível do mar subiria 92 metros.Entretanto, a extensão do oceano não permaneceria constante, porque, quando seu nível subisse, ele engoliria cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados das terras baixas localizadas em sua orla. "

Antes que não de mais tempo é melhor que a gente faça agora. Algumas pequenas privações ou só pequenos cuidados fazem uma grande diferença, no dia em que os oceanos invadirem a terra algumas pessoas vao dizer: 'ah! agora vamos começar a cuidar do planeta' , mas ai já vai ser muito tarde. Então façam a sua parte.

;D

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Verdadeira palhaçada!

Estou inconformada! Enquanto aquele papo de os livros didáticos dos Estados Unidos estarem com a Amazônia no território deles ainda estar totalmente comprovado, temos outras provas de um mesmo acontecimento, com uma propaganda exibida no país de Bush. Se a Amazônia estivesse no território dos Estados Unidos, DUVIDO que eles falariam a mesma coisa, como: " A Amazônia não é do Brasil mas do mundo". Tenho CERTEZA de que se a nossa querida reserva ambiental estivesse nesse país nojento, nem uma sequer folha sobraria para contar história. Claro que está ocorrendo desmatamento em nossas matas, mas nada que um povo com força de vontade não resolva esse problema. E esse mesmo povo irá proteger a NOSSA Amazônia, pelo menos é o que eu espero!

Obrigada!