Fiquei assustada com a reportagem da veja de 30/07. Ela é de algumas semanas, mas vale a pena comentá-la. É a reportagem "O lixão dos mares". Leiam, é desastrosa!
O maior depósito de lixo oceânico se encontra a 2000 quilômetros do litoral do HAVAÍ, como pode ser observado na foto abaixo:
Este lixo foi formado pelo movimento circular das correntes marinhas, giros ocêanicos. Nesta região há 3 milhões de toneladas de lixo, o equivalente a 6 meses de lixo produzido pela cidade de SÃO PAULO. Muito deste lixo provém de enchurradas, tsunamis..., e do homem. Além deste lixão todo, há outros impactos ambientais oceânicos provocados pelo ser humano:
- vazamento de petróleo, estimado em 4,5 milhões de toneladas por ano. Um fato conhecido e desastroso foi o vazamento do navio petroleiro Exxon Valdez, no Alasca, em 1989. Os 41 milhões de litros de óleo causaram a morte imediata de 400.000 aves, 300 focas, 22 baleis orcas e eliminação de bilhões de ovos de salmão e arenque.
- 675 toneladas de resíduos sólidos por hora despejados no mar, 70% destes de plásticos. Estes dejetos são responsáveis pela morte de 1 milhão de aves e mamíferos por ano.
- aumento das zonas mortas (apresentam concentração de oxigênio insuficiente para vida, exceto bactérias) nos oceanos, de três para 150 nos últimos 50 anos.
-E acidificação dos mares. Com o aumento de CO2, mais deste gás é absorvido pelo mar, acidificando a água. Essa acidez provoca a descalcificação de espécies marinhas(moluscos) e corais, que servem de abrigo para 25% da vida marinha. Estima-se que 16% das espécies de coral estejam ameaçadas de extinção.
O que custa jogar a lata de refrigerante ou o saco da batata frita no lixo? Pra que deixá-los jogados na praia? Preguiça? Seus filhos, sobrinhos, netos agradecerão muito se puderem disfrutar das belas praias que você um dia já disfrutou e ainda disfruta. Não sejamos egoístas. Todos têm o direito de viver bem neste planeta Terra, neste planeta AZUL.
2 comentários:
eu fico com muita raiva quando vejo alguém jogando lixo no chão...
não custa nada e tem um lixo em todo lugar na praia...
essas pessoas não iriam gostar se alguém jogasse lixo na casa deles, então eles têm que respeitar o lugar onde todos freqüentam.
675 toneladas de lixo por hora???
;O
Ninguém merece, não existe falta de educação maior do que isso!
Postar um comentário