domingo, 21 de setembro de 2008

Ajuda Norueguesa


A Noruega vai doar mil milhões de dólares (700 milhões de euros) até 2015 para o Fundo da Amazônia (Brasil), criado para captar recursos internacionais a serem aplicados na luta contra a desflorestação. O Brasil espera obter 21 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros) até 2021 para proteger aquele que é considerado o pulmão do mundo.A doação em 2009 será de 130 milhões de dólares (91 milhões de euros) e o restante, a ser feito gradualmente, dependerá dos resultados da redução da desflorestação na região amazônica. A Noruega pagará cinco dólares (3,5 euros) por cada tonelada de gases com efeito de estufa que deixará de ser emitida para a atmosfera.

De visita ao Brasil, o primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg garantiu que não haverá, entretanto, qualquer interferência do seu governo na condução da política brasileira para a Amazônia.

"Os esforços contra a desflorestação poderão dar-nos a maior, mais rápida e mais barata redução dos gases com efeito de estufa. Os esforços do Brasil são de importância vital se queremos ganhar a batalha contra o aquecimento global", disse o governante norueguês.

O Presidente brasileiro agradeceu a colaboração da Noruega, pelo exemplo que implica: "No dia em que cada país desenvolvido tiver a mesma atitude que a Noruega, vamos com certeza acreditar que o aquecimento global pode ser contido".

Nenhum comentário: