sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Depósito de CO2 Evita o Aquecimento Global


Uma boa notícia em relação ao aquecimento global: as emissões de carbono podem estar com seus dias contados. O projeto Armazenamento e Captura de Carbono (CCS) da empresa sueca Vattenfall ainda faz parte de uma planta piloto inaugurada em Stemberg, na Alemanha. Ele não emite gases danosos à atmosfera, a não ser o dióxido de carbono produzido durante a combustão do carbono, que é transportado por baixo da terra.

O depósito fica localizado abaixo dos terrenos de Altmark, no norte da Alemanha, e a previsão de armazenamento é permanente. O objetivo científico é observar a interação entre o dióxido de carbono com a geosfera e a biosfera.

No lugar da tradicional combustão do CO2 com ar, será realizada a queima do gás com oxigênio puro e gases de escape que circulam pela atmosfera. Após a condensação das emissões residuais, é possível separar dióxido de carbono dos outros gases através de alta pressão, tornando-o líquido. Assim, o CO2 acaba se armazenando a mais de 600 metros de profundidade e evitando o aquecimento global.

No entanto, a Federação do Meio Ambiente e da Proteção da Natureza (Bund) acusa a Vattenfall de produzir lignito, que é muito prejudicial ao meio ambiente, e alega que as estações de Hamburgo e Berlim emitem gases poluentes em larga escala.

A Vattenfall acredita que o CCS estará em pleno funcionamento e sua tecnologia pronta para ser comercializada em 2015. Ela planeja outras centrais elétricas na Alemanha e na Dinamarca, com potência dez vezes maior do que a atual.

Um comentário:

Adhara disse...

Interessante,mas esta proposta deve ser muito bem estudada. Este CO2 armazenado no centro da terra não pode ser prejudicial? Se não for, ótimo para o planeta.