O nosso planeta é tão grande que a humanidade não crê que possamos causar algum impacto negativo real de longa duração, e isto infelizmente não é verdade.
Muitas espécies de animais e vegetais encontram-se ameaçadas sim, porém o que parece que ainda não foi compreendido é que a espécie humana também está ameaça.
Pesquisas dizem que por volta volta de 2050, as sociedades começarão a entrar em colapso, e muitas pessoas irão morrer, principalmente populações pobres, por diversos fatores causados pelo homem, inundações, doenças, escassez de alimentos, etc. Esses fenômenos já existem no nosso planeta, mas a mudança será na frequência e na intensidade dos locais.
Já está claro que a temperatura continuará subir, e nossas vidas estarão afetadas. Suas consequências desconhecerão fronteiras territoriais,sociais e econômicas. Um bom exemplo é o derretimento do gelo nos pólos. No ano passado, o Ártico derreteu a níveis assustadores, nunca vistos antes na história das medições. Ao ponto de já haver expulsando alguns moradores das cidades do Alaska, com medo de "afundarem" pelo derretimento da camada permanente de gelo, o permafrost.
O caminho é reduzir a demanda por energia, mudar o padrão de consumo e a matriz energética, para a diminuição dos gases que causam o efeito estifa e que ajudam no aquecimento global.
Infelizmente não existe há uma única solução para reverter esse desequilíbrio, precisamos colocar em prática tanto individualmente como coletivamente, podemos começar na nossa casa economizando água e energia, evitar o desperdíco de consumo, não poluir e principalmente "reciclar". Já é um grande começo, já que fomos nós que causamos este problema ambiental.
"Um mundo melhor acontece na nossa casa". Colabore com o meio ambiente.
Um comentário:
Certamenete temos que colaborar para tentar consertar o que nós mesmos estragamos. Infelizmente, talvez o muito que possamos fazer não dê altos resultados, porém algum resultado dará, então.... vamos colaborar!!!
=D
Postar um comentário