domingo, 29 de junho de 2008

Polo Norte poderá ficar sem gelo este verão


O Pólo Norte poderá ficar sem gelo este verão devido ao aquecimento global, alertaram investigadores do Centro de Dados sobre Gelo e Neve dos Estados Unidos.
Segundo os cientistas, a possibilidade do gelo que cobre o Ártico derreter é de mais de 50 por cento devido à camada espessa de gelo, que durante muitos anos cobriu a região, ter vindo a derreter e ter sido substituída por uma enorme placa de gelo fino, que pode facilmente derreter com o Verão.
Os cientistas temem agora que o desaparecimento de uma parte importante do gelo leve a outra consequência: o oceano absorva mais calor e faça aumentar ainda mais as temperaturas do clima local.
Se isto ocorresse originaria um problema não só no meio-ambiental, mas também político, uma vez que as nações com territórios no Oceano Glacial Ártico poderiam explorar com mais facilidade aos valiosos recursos naturais desta zona do planeta, ainda não exploráveis.

2 comentários:

Grupo Da Europa disse...

Nossa, me assustei lendo a publicação. Se o degelo ocorrer, além das conseqüências citadas os ursos polares e os outros seres não aquáticos que vivem ali irão morrer, e talvez alguns que vivem no oceano possam não se habituar às mudanças na temperatura da água, seu habitat, e vir a morrer também. Fiquei muito chocada mesmo, o pior é que agora é tarde, não há o que fazer a não ser esperar e torcer para que o gelo resista.

Angela M. Colares, Blog da Europa.

Adhara disse...

Nossa, se além do degelo ocorrer, o ambiente novo for explorado, oq restará?
isso não pode ocorrer, um ecossistema destruído já é muito, mais um é inaceitável. Claro que muitos ecossistemas já foram destruídos, e é por isso mesmo que não devemos deixar que novos sejam. o aquecimento global precisa dar uma trégua, e isso depende muito de nós.