domingo, 29 de junho de 2008

Polo Norte poderá ficar sem gelo este verão


O Pólo Norte poderá ficar sem gelo este verão devido ao aquecimento global, alertaram investigadores do Centro de Dados sobre Gelo e Neve dos Estados Unidos.
Segundo os cientistas, a possibilidade do gelo que cobre o Ártico derreter é de mais de 50 por cento devido à camada espessa de gelo, que durante muitos anos cobriu a região, ter vindo a derreter e ter sido substituída por uma enorme placa de gelo fino, que pode facilmente derreter com o Verão.
Os cientistas temem agora que o desaparecimento de uma parte importante do gelo leve a outra consequência: o oceano absorva mais calor e faça aumentar ainda mais as temperaturas do clima local.
Se isto ocorresse originaria um problema não só no meio-ambiental, mas também político, uma vez que as nações com territórios no Oceano Glacial Ártico poderiam explorar com mais facilidade aos valiosos recursos naturais desta zona do planeta, ainda não exploráveis.

O nosso planeta é tão grande que a humanidade não crê que possamos causar algum impacto negativo real de longa duração, e isto infelizmente não é verdade.
Muitas espécies de animais e vegetais encontram-se ameaçadas sim, porém o que parece que ainda não foi compreendido é que a espécie humana também está ameaça.

Pesquisas dizem que por volta volta de 2050, as sociedades começarão a entrar em colapso, e muitas pessoas irão morrer, principalmente populações pobres, por diversos fatores causados pelo homem, inundações, doenças, escassez de alimentos, etc. Esses fenômenos já existem no nosso planeta, mas a mudança será na frequência e na intensidade dos locais.



Já está claro que a temperatura continuará subir, e nossas vidas estarão afetadas. Suas consequências desconhecerão fronteiras territoriais,sociais e econômicas. Um bom exemplo é o derretimento do gelo nos pólos. No ano passado, o Ártico derreteu a níveis assustadores, nunca vistos antes na história das medições. Ao ponto de já haver expulsando alguns moradores das cidades do Alaska, com medo de "afundarem" pelo derretimento da camada permanente de gelo, o permafrost.

O caminho é reduzir a demanda por energia, mudar o padrão de consumo e a matriz energética, para a diminuição dos gases que causam o efeito estifa e que ajudam no aquecimento global.
Infelizmente não existe há uma única solução para reverter esse desequilíbrio, precisamos colocar em prática tanto individualmente como coletivamente, podemos começar na nossa casa economizando água e energia, evitar o desperdíco de consumo, não poluir e principalmente "reciclar". Já é um grande começo, já que fomos nós que causamos este problema ambiental.


"Um mundo melhor acontece na nossa casa". Colabore com o meio ambiente.

sábado, 21 de junho de 2008

Está acabando

O mundo está acabando, geleiras estão derretendo, rios estão secando, animais estão se extinguindo, desertos estão aparecendo.

O rio Erqis, foto I, que nasce nos montes Altay, na China, é o único deste país que desemboca no Ártico e está seco a mais de uma semana. Esta seca temporária, a princípio, está afetando o ecossistema e a economia da região.

A geleira Broggi, foto I, que ficava no nordeste de Lima, Peru, DESAPARECEU. E a geleira Pastoruri, foto II, também no Peru, está desaparecendo rapidamente.



foto I

foto II

Os famosos coalas da Austrália podem morrer por causa do aquecimento global. Isso porque o alto índice de gás carbônico na atmosfera retira nutrientes das folhas de eucalipto, alimeno base dos coalas.
Catástrofes cada vez mais recentes. Essa situação não pode continuar. O aquecimento global tem que dar uma trégua, senão .......

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Escassez de água



"A escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas. Este número pode dobrar em menos de 20 anos."

Foi baseada nessa frase, que estava em um encarte sobre o meio ambiente no Jornal de Santa Catarina de hoje, que eu resolvi fazer uma postagem sobre a água.

Dos 2,5% de água doce da Terra, 0,3% são acessíveis ao consumo humano. O problema nem é a falta de água, já que o ciclo hidrológico mantem a quantidade de água sempre a mesma há 500 milhões de anos. O grande problema é a distribuição dessa água. Enquanto países desérticos sofrem com a falta de água potável, países como o Brasil e o Canadá têm água em abundância.

O que piora a situação nos países com água em abundância é a poluição. A água está cada vez mais suja e contaminada e a chuva cada vez mais ácida devido a queima de combustíveis fósseis e os poluentes industriais que lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. As águas da chuva ficam carregadas de ácido sulfúrico que penetram na terra e contaminam alimentos. Esses alimentos são ingeridos e afetam toda uma cadeia alimentar.

Aí a gente vê que todo o mal que nós fazemos para o meio ambiente, é devolvido para nós. Por isso todos devemos cuidar o máximo possível do meio ambiente para que nós não venhamos a sofrer cada vez mais. Sem a água nós não temos como viver. Tudo gira em torno da água. Talvez um dia a água será um motivo de guerras maior do que o petróleo é atualmente. A água é muito preciosa e não devemos desperdiçar tanto ela.

Vamos cuidar do que é nosso.
:D


segunda-feira, 9 de junho de 2008

Senado Americano Bloqueia Projeto de Lei Sobre Aquecimento Global


O Senado dos EUA bloqueou hoje, devido à oposição republicana, um projeto de lei que imporia medidas para reduzir em 66% até 2050 as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global.
A medida não alcançou os 60 votos mínimos necessários para iniciar o debate e a votação definitivos, depois que os republicanos argumentaram que causaria um maior aumento dos preços dos combustíveis e da eletricidade, além de uma perda de empregos.
Segundo os senadores que vetaram a medida, as condições no país, que já enfrenta uma desaceleração econômica, não são boas para a aprovação de um projeto de lei como esse.
A porta-voz da Presidência Dana Perino já havia anunciado que a Casa Branca provavelmente vetaria essa lei.
"Se prejudicarmos uma economia que já sofre uma desaceleração, se a danificarmos mais, ninguém terá dinheiro adicional para custear as novas tecnologias que necessitaremos para resolver este problema (aquecimento global)", afirmou Perino, ao justificar um possível veto presidencial.


Na minha opinião, os EUA estão se preocupando mais com os seus próprios interesses do que com os problemas do mundo. Me desculpem, mas eles acham que quando acontecerem catástrofes, a tecnologia deles irá salvar o povo americano? Eu duvido....

Nada é mais forte do que a natureza. Para se conseguir tecnologia, temos que usar a natureza para isso, e ela é tão gentil, que devolve em dobro tudo que recebe...

A natureza está do lado dos que ajudam ela, e contra os que não ajudam. Isso é revoltante? É sim! Mas não se preocupem, a natureza mais cedo ou mais tarde, recompensará todos os danos que sofreu em cima dos que fizeram mal a ela.

Talvez eu seja um pouco radical, mas é meu pensamento! :)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Semana do Meio Ambiente (2)


Quantas pessoas ouviram falar 'semana do meio ambiente' e nao pensaram 'ah! como uma semana pode ajudar o planeta?', eu tenho certeza que pode.A semana do meio ambiente é do dia 2 a 10 junho, no total serão realizadas 108 atividades, desde palestras, exposições, filmes e etc. Tudo isso paraque as pessoas possam participar, entender e depois colaboras, nao apenas nessa semana, mas sempre para que um dia nós possamos nos orgulharda nossa geração, podemos dizer que ajudamos a destruir, mas principalmente que tomamos consciencia e começamos o trabalho de salvar o planeta.Na cidade de Blumenau foi realizado o plantio de nosvas árvores e o revigoramento da área verde da rua Ucrania, localizado no bairro itoupavazinha.A nossa ecola como já dito na outra postagem, fez a sua parte no dia 2. E hoje dia 5 nós da turma 2.3.2 também fizemos uma homenagem a uma árvore que simbólicamente representa todas as árvores e o meio ambiente.